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95% das empresas que adotam IA registram aumento de receita, diz estudo

95% das empresas que adotam IA registram aumento de receita, diz estudo

Com 40% de adoção da IA, o Brasil está à frente do México (38%) e do Chile (35%), outros mercados latino-americanos pesquisados. Porém, a pesquisa aponta que é preciso avançar em maturidade para que a tecnologia colabore com a inovação, indo além dos ganhos de produtividade e eficiência

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De acordo com o estudo “Desbloqueando o potencial da IA no Brasil empresas brasileiras” ,encomendado pela Amazon Web Services (AWS) à Strand Partners,  já estão obtendo resultados concretos, inclusive financeiros, com a adoção de inteligência artificial (IA) e mais da metade das startups já incorporam IA em seus modelos de negócios.

 

Segundo a pesquisa, 40% das empresas brasileiras já adotam efetivamente a IA em seus negócios, número superior aos do México (38%) e Chile (35%), outros mercados latino-americanos pesquisados, e próximo aos resultados registrados na Europa (42% de adoção). Entre as adotantes, 95% relatam crescimento de receita, com um aumento médio de 31%, e quase a totalidade delas (96%) dizem que já observaram melhorias significativas de produtividade. Os ganhos permitem que as empresas redirecionem seus esforços para aperfeiçoar o atendimento e o relacionamento com o cliente (66%), investir em treinamento de funcionários (59%) e desenvolver novos produtos e serviços (56%).

 

“O Brasil está liderando esta onda de inovação na América Latina. Somente no ano passado, dois milhões de empresas começaram a usar IA – o equivalente a mais de três organizações por minuto, em média”, comenta Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil. “A IA está se mostrando mais transformadora que a revolução da nuvem e superando a taxa de adoção de telefones celulares nos anos 2000.”

 

 

A pirâmide da adoção da IA

 

Ao analisar mais profundamente como as empresas estão implementando a IA, os pesquisadores afirmaram que  a maioria das organizações brasileiras (62%) está em níveis iniciais de adoção. Os ganhos obtidos são incrementais, refletindo-se, por exemplo, em mais eficiência e na otimização de processos em vez de desenvolvimento de novos produtos ou disrupção de indústrias, o que caracterizaria inovação.

 

A pesquisa mostra também que no estágio intermediário, integrando a tecnologia em várias funções de negócios, estão 26% das organizações. Somente 12% das empresas brasileiras atingiram o estágio mais transformador de integração da IA, usando a tecnologia para propósitos mais avançados. Essas organizações combinam várias ferramentas ou modelos de IA para executar tarefas complexas e criar sistemas de IA personalizados, o que está transformando suas operações de forma abrangente.

 

Na linha de frente da adoção da IA avançada estão as startups que, por seu perfil ágil e inovador, estão começando a construir produtos e modelos de negócios inteiramente novos, que teriam sido impossíveis há apenas alguns anos. Segundo o estudo, mais da metade das startups dizem aproveitar a IA de alguma forma em seus negócios, sendo que 19% usam a IA avançada, à frente da média geral do país de 12%. Empresas que usam a IA de forma transformadora relatam maior crescimento de receita, produtos mais inovadores e maior resiliência competitiva.

 

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