Edit Content

Menu

86% dos executivos já implantaram IA para aumentar receitas atuais, diz estudo

86% dos executivos já implantaram IA para aumentar receitas atuais, diz estudo

De acordo com levantamento da TCS, 69% das empresas estão mais focadas em usar a inteligência artificial para estimular a inovação e aumentar a receita do que em melhorar a produtividade e otimizar custos , enquanto 57% dos entrevistados estão animados ou otimistas com o potencial da tecnologia

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Um estudo global da TCS revela que mais do que oito em cada 10 (86%) executivos já implantaram a Inteligência Artificial (IA) para aumentar as receitas atuais ou criar novas em suas empresas. O TCS AI for Business Global Study – relatório detalhado sobre a adoção de IA e seu impacto nos negócios – também revela que 69% das empresas estão mais focadas em usar a inteligência artificial para estimular a inovação e aumentar a receita do que em melhorar a produtividade e otimizar custos.

 

No geral, os executivos são positivos sobre o impacto da IA, com 57% dos entrevistados dizendo que estão animados ou otimistas sobre o potencial da tecnologia nas empresas. Entre os entrevistados, 45% esperam que até metade de seus funcionários usem recursos de IA generativa para fazer seu trabalho dentro de três anos e, além disso, 65% acreditam que a IA aumentará as capacidades humanas, permitindo que as pessoas se concentrem em atividades que exigem criatividade e pensamento estratégico.

 

De acordo com Harrick Vin, diretor de tecnologia da TCS, 2023 foi um ano de grande euforia, com todas as empresas experimentando casos de uso de GenAI. “Estamos entrando em uma era de adoção generalizada e profunda de IA pelas empresas. No entanto, as organizações estão percebendo que o caminho para produzir soluções de IA não é fácil, e que construir uma empresa de IA madura é uma maratona, não um sprint. Nosso estudo sobre IA confirmou esse sentimento; também trouxe à mesa que as empresas se sentem mal preparadas para implantar soluções de IA em escala, bem como para gerenciar as profundas mudanças nos papéis e formas de trabalho das pessoas que resultam desse tipo de implementação”, completa Vin.

 

O estudo também traz dados específicos da América Latina, revelando que os executivos latino-americanos estavam entre os mais otimistas sobre o impacto potencial da IA em seus negócios: 80% dos executivos na América Latina já utilizam a tecnologia para criar ou melhorar os fluxos de receita existentes. Além disso, esses líderes estão redefinindo ativamente suas empresas, força de trabalho e estratégias de engajamento do cliente graças ao papel catalisador desempenhado pela IA.

Outras conclusões importantes do relatório incluem:

 

  • Executivos globais acreditam que o impacto da IA será maior ou igual ao da internet (54%) e dos smartphones (59%).

 

  • A maioria (59%) das organizações está atualmente implementando IA ou está em processo de fazê-lo, enquanto 72% das empresas estão retrabalhando ou planejando retrabalhar a estratégia, o modelo operacional ou as ofertas de sua empresa para alavancar a IA.

 

  • Os executivos da América Latina estão entre os mais entusiasmados com o impacto potencial da IA em seus negócios. 95% das empresas pesquisadas na América Latina têm implementações de IA planejadas, em andamento ou já concluídas em suas funções corporativas.

 

  • No entanto, a maioria das empresas no mercado latino-americano ainda não está totalmente preparada para tirar o máximo proveito da IA. Apenas 7% dizem que a IA já é um diferencial que está transformando seus negócios. Os executivos dizem que os padrões/regulamentos do setor, o custo de implementação e os contratos existentes estão dificultando os esforços gerais de IA.

 

  • Os executivos LATAM acreditam que, em vez de substituir os trabalhadores, a IA aumentará e aprimorará as capacidades humanas. 69% dos entrevistados dizem que a criatividade ou o pensamento estratégico continuarão a ser a vantagem competitiva de sua empresa.

 

  • O surgimento de aplicações sofisticadas de IA intensificou a atenção às preocupações de segurança e privacidade e às dimensões éticas do uso da IA. 40% dos executivos seniores na América Latina preferem regulamentações globais e regionais neste cenário em rápida evolução, enquanto 30% preferem padrões globais de IA para casos de uso e resultados específicos.

 

  • As funções corporativas com os projetos de IA mais concluídos nas empresas globais pesquisadas são: Finanças/controladoria (29% de taxa de conclusão); RH (28% de taxa de conclusão); Marketing (28% de taxa de conclusão).

 

  • Globalmente, os setores mais otimistas para a adoção de IA são: Bancos, Serviços Financeiros e Seguros e Tecnologia e Manufatura; os setores menos otimistas em relação à adoção de IA são Ciências da Vida (Saúde) e Viagens e Hospitalidade.

 

“A IA tem a capacidade de transformar os negócios além do que podemos imaginar hoje. E, em particular, a GenAI, ao dar vida ao poder computacional dos dados, da nuvem e da IA, está emergindo como uma força capaz de gerar mudanças sem precedentes no ambiente de negócios e criar um paradigma para o mercado moderno. As empresas que adotarem essa tecnologia precocemente poderão oferecer aos seus clientes um valor exponencial. Na TCS estamos trabalhando para gerar talento e conhecimento para apoiar nossos clientes nestes tempos em que a única constante é a mudança”, afirma Marcelo Wurmann, CEO da TCS Latin America.

 

A TCS entrevistou cerca de 1.300 CEOs e outros executivos seniores em 12 setores e 24 países, incluindo entrevistados do México, Brasil, Colômbia e Chile. Cerca de metade das empresas tinha entre US$ 1 bilhão e US$ 5 bilhões em receita anual e a outra metade mais de US$ 5 bilhões.