A IFS, fornecedora global de software de gestão empresarial, lançou um estudo de pesquisa sobre como a Internet das coisas (IoT) afeta a prontidão para a transformação digital em empresas do setor industrial. De acordo com a pesquisa, realizada com 200 tomadores de decisão de IoT de indústrias da América do Norte, apenas 16% dos entrevistados usam dados de internet das coisas dentro do software de gestão empresarial (ERP). Isso significa que 84% das indústrias enfrentam uma desconexão entre dados de dispositivos conectados e a tomada de decisão estratégica e operacional, limitando o potencial de transformação digital com IoT.
O Estudo apresentou questões sobre o grau de sofisticação de IoT das empresas. Além disso, também explorou o quão bem os respectivos softwares de gestão empresarial (ERP), de gerenciamento de ativos (EAM) ou de gerenciamento de serviço de campo (FSM) os preparam para transformação digital e para o consumo de dados de IoT dentro do sistema de gestão.
Os entrevistados foram divididos em grupos, incluindo os Líderes em IoT (IoT Leaders) e os Lentos em IoT (IoT Laggards), dependendo de quão bem o software de gestão da empresa os preparava para consumir dados de IoT e, também os Líderes na Transformação Digital e os Lentos na Transformação Digital, dependendo de quão bem seu software de gestão empresarial os prepara para a transformação digital.
Os dois grupos de Líderes se sobrepuseram, ou seja, 88% dos Líderes de Transformação Digital também se qualificaram como Líderes de IoT, sugerindo que o IoT é uma tecnologia que sustenta o conceito, ainda em formatação, da transformação digital.
Os Líderes em Transformação Digital fazem uso mais completo dos dados IoT do que os Lentos em Transformação Digital; os líderes são quase três vezes mais propensos a usar os dados IoT para inteligência de negócios corporativa ou para monitorar desempenho em relação aos acordos de nível de serviço.
Os Líderes em Transformação Digital são mais suscetíveis que os Lentos em Transformação Digital na capacidade de acessar dados de IoT em aplicativos usados para suportar o chão de fábrica. Eles são quatro vezes mais suscetíveis para obterem acesso aos dados IoT no software de gestão de ativos da empresa, duas vezes mais provável do que os Lentos em Transformação Digital na capacidade de acessar dados de IoT em software de gerenciamento de performance de ativos de alto valor, e quase duas vezes mais prováveis de serem capazes de usar dados IoT no ERP.
Os dados sugerem uma necessidade real de mais soluções de gestão empresarial projetadas para inserir dados de redes de dispositivos conectados no contexto do negócio.