Edit Content

Menu

70% das tarefas rotineiras de RH serão automatizadas no futuro próximo, aponta Gartner

70% das tarefas rotineiras de RH serão automatizadas no futuro próximo, aponta Gartner

Dentre as mudanças mais significativas estão a IA no recrutamento e seleção de pessoas, acompanhado pela análise de dados para a predição de carreiras e assertividade nas contratações

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Diante das inúmeras evoluções do mercado e das inúmeras dúvidas que ainda circundam a liderança de RH, a ed-fintech Elleve, criou um guia gratuito enumerando as principais “transformações digitais na área de Recursos Humanos 5.0: como IA e Analytics estão revolucionando a gestão de talentos”.

 

Estudo realizado pela consultoria Gartner prevê que até 70% das tarefas rotineiras de RH serão automatizadas no futuro próximo. Esse dado é um indicativo do enorme potencial de automação que a IA pode trazer para o setor. O fato é que líderes e gestores precisam acompanhar essas tendências para ganhar poder competitivo, já que a contratação passou a ser um pilar importante para potencialização dos negócios.

 

Dentre os temas abordados no ebook estão: a transição para o RH 5.0, automatização das tarefas para liberação de tempo para dedicação de políticas voltadas para pessoas, utilização da análise preditiva para tomar decisões mais estratégicas e assertivas sobre recrutamento, desenvolvimento e retenção de talentos, entre outros temas.

 

Além disso, os caminhos da personalização da experiência de cada colaborador, que impulsiona o engajamento e a produtividade, bem como assuntos do momento como ética e a privacidade no uso de dados para a construção de um ambiente de trabalho transparente e confiável. Por fim, como cultivar uma cultura organizacional inovadora que valoriza o aprendizado contínuo e a adaptação às mudanças.

 

“A gestão de pessoas passou a ser vista não só como uma necessidade administrativa, mas como uma vantagem competitiva estratégica. Assim nasceu a gestão de recursos humanos como conhecemos hoje, marcada por uma abordagem mais humanizada e integrativa que considera o bem-estar, o desenvolvimento e o engajamento dos colaboradores”, diz André Dratovsky, fundador e CEO da empresa.

 

IA como forte marcador de quebra de paradigmas

 

Tradicionalmente visto como um setor mais conservador e menos permeável às inovações tecnológicas, o RH está no limiar de uma transformação significativa, impulsionada pela ascensão da Inteligência Artificial (IA). “Esse fenômeno promete não apenas alterar, mas verdadeiramente revolucionar a maneira como os talentos são gerenciados nas empresas. Estamos vivenciando a inauguração de uma nova era marcada por eficiência, precisão e um foco renovado no capital humano”, sinaliza Dratovsky.

 

A Inteligência Artificial está no centro dessa transformação, agindo como uma ferramenta que desbloqueia potenciais até então inexplorados. Em um cenário onde os dados são o novo ouro, a capacidade de analisar, interpretar e agir sobre eles com velocidade e precisão é essencial. A IA, junto com técnicas de aprendizado de máquina e automação, está remodelando o núcleo do RH, permitindo uma gestão de tempo e recursos mais eficiente que, por sua vez, resulta em melhores desfechos e resultados para toda a organização.