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60% dos consumidores acreditam que IA pode aumentar a competitividade no varejo

60% dos consumidores acreditam que IA pode aumentar a competitividade no varejo

Ainda segundo levantamento, os varejistas também serão beneficiados, 43% enxergam uma oportunidade de aumentar as vendas, acelerar processos e melhorar a tomada de decisões

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A inteligência artificial está transformando o varejo brasileiro e, consequentemente, a experiência de compra, além de oferecer novas oportunidades tanto para consumidores quanto para lojistas. Segundo a pesquisa “IA no Varejo”, realizada pelo Latam Retail Show em parceria com o QualiBest, 61% dos consumidores acreditam que a IA pode aumentar a competitividade por meio de melhores preços. Para os consumidores, os varejistas também serão beneficiados, 43% enxergam uma oportunidade de aumentar as vendas, acelerar processos e melhorar a tomada de decisões. O levantamento contou com a participação de 805 pessoas, representando o perfil do internauta brasileiro.

 

O estudo revela também que 32% dos entrevistados acreditam que os ganhos de eficiência proporcionados pela inteligência artificial vão compensar os custos, demonstrando uma visão otimista sobre a IA como uma solução econômica a longo prazo. As mulheres, no entanto, são um pouco mais conservadoras (0% acredita que isso dependerá do tipo de produto e da tecnologia utilizada. Outro dado interessante da pesquisa é que 26% dos participantes consideram que a IA trará benefícios aos consumidores por meio de processos de compra mais rápidos e eficientes. Além disso, 26% acreditam que trará melhorias no atendimento ao cliente, por chatbots e assistentes virtuais, sendo que assistentes virtuais para ajudar nas compras, é a funcionalidade mais desejada pelos consumidores (43%) Os homens são os que mais estão ansiosos pelo apoio da assistência virtual de compras.

 

Segundo Marcos Gouvêa, Diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, a tecnologia está revolucionando o varejo, trazendo mudanças significativas, tanto para experiência de compras, quanto para as operações, dos lojistas. “O uso da IA está criando um cenário onde os consumidores podem desfrutar de uma experiência de compra mais competitiva e personalizada, enquanto os varejistas tem a oportunidade de otimizar suas operações e acelerar processos decisórios. Além disso, há uma expectativa crescente de que os avanços em IA resultarão em benefícios econômicos a longo prazo, com muitos acreditando que a tecnologia compensará seus custos”, complementa.

 

Outro dado importante apresentado no levantamento é que 76% dos entrevistados afirmaram que a IA pode ajudar a melhorar a qualidade dos produtos oferecidos pelas lojas, tanto por meio de melhores recomendações quanto pelo controle de qualidade. Apenas 20% disseram que a IA não afetará a qualidade do produto.

 

Ademais, quando questionados sobre como a IA pode melhorar a experiência de compra online em comparação com as lojas físicas, 44% de todos os entrevistados afirmaram que ela pode proporcionar recomendações e uma navegação mais personalizada. Esse percentual aumenta para 51% entre os entrevistados com idades entre 25 e 34 anos, bem como entre aqueles com 35 a 44 anos. Em contraste, entre os participantes com mais de 45 anos, cerca de 24% acreditam que a experiência online, mesmo com a IA, não superará a visita a uma loja física.

 

Desafios e questões sensíveis – Privacidade e empregos

 

Apesar dos benefícios, a IA também levanta preocupações. Em relação à segurança mais de 80% se sentem confortável com o uso da IA na personalização das ofertas, mas 46% sente, mas com algumas restrições em termos de privacidade. Essa percepção é semelhante quando os entrevistados expressam suas preocupações sobre a quantidade de dados pessoais que as lojas de varejo podem coletar ao utilizar IA. Enquanto 53% afirmam estar preocupados, mas aceitam um certo nível de coleta, 33% se mostram muito preocupados. Entre as pessoas com mais de 45 anos, essa preocupação aumenta para 39%.

 

Quando o assunto é emprego, a pesquisa revela que 31% dos entrevistados acreditam que a implementação da IA pode resultar na perda de empregos. Entre as mulheres a preocupação é maior.

 

IA nos meios de pagamento no varejo

 

A adoção de novas tecnologias de pagamento baseadas em inteligência artificial (IA), como reconhecimento facial e biometria, está moldando o futuro do varejo. Mais de 80% dos consumidores afirmam estar dispostos a utilizar essas soluções, e esse percentual ultrapassa 50% entre o público com idades entre 25 e 44 anosNo entanto, 39% dos consumidores expressam preocupações com a segurança dessas tecnologias.

 

O avanço dessas formas de pagamento tem o potencial de transformar a experiência de compra, tornando o processo mais rápido e seguro, além de reduzir a necessidade de caixas físicos. Uma mudança que 26% dos participantes da pesquisa acreditam que se consolidará, com 32% dos entrevistados prevendo a introdução de novas tecnologias de pagamento.

 

Ao lado dessa revolução tecnológica, a IA surge como uma aliada crucial na redução de fraudes nos pagamentos, conforme indicado por 80% dos entrevistados, com 42% dizendo que dependerá de implementação. Ao integrar sistemas mais avançados de detecção de anomalias, os varejistas podem aumentar a segurança das transações e, assim, conquistar a confiança dos consumidores. Além disso, com a transição para um comércio cada vez mais digital e sem o uso de dinheiro físico, 49% dos consumidores acreditam que a IA pode acelerar esse movimento, transformando o varejo em um ambiente mais seguro e eficiente.