A TD SYNNEX divulgou seu terceiro relatório anual Direction of Technology Ecosystem com foco na região da América Latina e do Caribe, revelando que , à medida que o cenário tecnológico evolui, as empresas planejam investir em uma infraestrutura tecnológica robusta, alavancar tecnologias de alto crescimento e trabalhar em estreita colaboração com parceiros especializados e confiáveis.
O relatório destaca cinco tendências principais na região que foram fundamentais para o mercado de TI em 2024:
– A adoção da IA na América Latina une inovação e integração: sua aplicação nos negócios está avançando rapidamente na América Latina, apesar de as vendas de IA como produto independente não serem muito significativas: 56% dos entrevistados relataram que não houve negócios envolvendo IA ou GenAI no último ano e mais de um terço indicou que a IA representou menos de 20% de suas transações. Para os próximos dois anos, os parceiros preveem um aumento significativo na venda de produtos e soluções relacionados à IA.
– Os parceiros latino-americanos estão muito otimistas em relação ao crescimento da receita em 2024: quase metade prevê um crescimento de dois dígitos, praticamente o mesmo que em 2023. De todas as principais regiões do mundo, os parceiros latino-americanos são os mais otimistas com relação ao crescimento em 2024.
– Segurança, armazenamento, rede, servidores e nuvem híbrida são os produtos mais vendidos: a segurança é mais importante para a geração de receita, mas a infraestrutura também é fundamental para muitos, liderada pela rede. Ao contrário de outras regiões, a IA/GenAI continua sendo menos importante, de acordo com a maioria dos parceiros latinos pesquisados.
– A segurança será a escolha mais comum nos próximos dois anos, mas a IA/GenAI também se tornará importante: a GenAI será a segunda solução tecnológica mais comum oferecida pelos parceiros na América Latina nos próximos 24 meses. Nuvem híbrida, servidores e redes também serão importantes para muitos parceiros nesse período.
– Os modelos de canal estão se transformando lentamente, com as vendas de hardware e software ainda sendo as mais importantes: a participação média dos serviços gerenciados e profissionais está aumentando lentamente, mas a maioria dos parceiros depende muito de produtos. No entanto, dentro de três anos, a grande maioria espera que a proporção de serviços gerenciados e profissionais aumente.
“O Relatório de Liderança Tecnológica deste ano avalia não apenas o desempenho e as perspectivas dos modelos de negócios atuais, mas também as expectativas de nossos parceiros para 2024 e além”, disse Otavio Lazarini, Presidente da TD SYNNEX para a América Latina e Caribe. “Ao ampliar suas vozes, podemos alinhar melhor nossas estratégias e capacitá-los para o sucesso sustentado em um cenário em rápida mudança. Essa análise abrangente reflete nosso compromisso de promover relacionamentos sólidos e de nos adaptarmos às necessidades dinâmicas do mercado”.
O relatório global foi divulgado no início deste mês com base em uma pesquisa com mais de 1.000 revendedores de tecnologia, integradores de sistemas, provedores de serviços e provedores de serviços gerenciados de mais de 60 países em todo o mundo. Aproximadamente 200 das respostas vieram de países da América Latina, e esse novo relatório destaca as descobertas exclusivas das empresas da região.