Edit Content

Menu

shutterstock_lassedesignen

52% dos gestores comerciais acreditam no uso de dados para tomada de decisão, diz pesquisa

52% dos gestores comerciais acreditam no uso de dados para tomada de decisão, diz pesquisa

Estudo revela que uso estratégico de dados pelos varejistas está abaixo do seu potencial, já que aplicação está estabelecida em grandes redes varejistas que possuem uma estrutura dedicada e visão abrangente do seu negócio

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Pesquisa da Cielo em parceria com a Expertise mostrou que 52% dos gestores de empresas e estabelecimentos comerciais acreditam que a maioria dos estabelecimentos comerciais vai utilizar dados na tomada de decisão nos próximos cinco anos. Entre as tecnologias que terão maior impacto, a inteligência artificial generativa foi mencionada por 49% dos gestores.  

 

O estudo explica que a aplicação de dados está estabelecida em grandes redes varejistas que possuem uma estrutura dedicada e visão abrangente do seu negócio.  E os dados mais preciosos, na visão dos empreendedores e varejistas, são informações específicas sobre seu negócio (mencionadas por 38%), histórico de compra de clientes (35%) e dados sobre o mercado e o seu segmento de atuação (18%).

 

De acordo com os especialistas, essa evolução, entretanto, trará desafios. Como a necessidade de conscientizar equipes e colaboradores sobre boas práticas no uso de dados foi citada por 55% das empresas. Ameaças cibernéticas e novas exigências regulatórias preocupam, respectivamente, 19% e 11% dos gestores.

 

“Os dados são instrumentos indispensáveis para os varejistas e empreendedores que desejam aumentar seu faturamento e cultivar uma relação melhor com seus clientes. O fato de quase um terço das pessoas ouvidas ainda não usar dados e mais da metade não analisar a concorrência mostra que existe oportunidade para essa realidade ser alterada. É preciso incluir esses comerciantes no universo de analytics”, afirma Estanislau Bassols, CEO da Cielo.

 

 

Além disso, Bassols reforça que a pesquisa prevê um futuro cada vez mais dependente dos dados, reforçando uma necessidade de incluir os gestores que ainda não os utilizam. “O interessante é que, com a evolução da IA generativa, os comerciantes poderão contar cada vez mais com informações customizadas e propícias para os seus negócios. No contexto do varejo, a integração com IA também deve tornar as experiências mais interativas e personalizadas, desde recomendações baseadas no comportamento do cliente até o uso de realidade aumentada para testar produtos virtualmente, por exemplo”, finaliza.

 

Destaques