Com 85% de todas as contas mensais pagas digitalmente, precisão, velocidade e facilidade de uso são elementos críticos da experiência do usuário.
O cenário de pagamentos já dava sinais de mudança quando a pandemia explodiu como um tornado, alterando para sempre os hábitos de compra e as expectativas dos consumidores. Abaixo estão as previsões da LexisNexis Risk Solutions para as tendências de pagamentos que as empresas devem ficar de olho ao longo de 2023:
1) A transformação digital continua a todo vapor
A pandemia acelerou a transformação digital à medida que instituições financeiras e empresas correram para alcançar novos provedores que ofereciam uma infraestrutura de pagamentos mais moderna e mais alinhada com o mundo em tempo real e as expectativas dos clientes. Agora, a transformação digital é uma prioridade estratégica em toda a indústria de pagamentos. Espere que as organizações continuem atualizando a tecnologia ao longo de 2023 para ganhar eficiência e competir de forma mais eficaz.
- Quase 60% das empresas classificam a transformação digital como uma prioridade-chave
- A receita global de pagamentos deve atingir US$ 2,9 trilhões até 2030
- Estima-se que os volumes de pagamentos sem dinheiro aumentem mais de 80% de 2020 a 2025 e 61% entre 2025 e 2030.
- Até 2025, a penetração de smartphones provavelmente chegará a 80% globalmente
- Nos EUA, as fintechs representaram aproximadamente 5% de toda a receita bancária e até 20% em áreas relacionadas a pagamentos.
2) O cliente reina supremo
Todos os olhos estão voltados para o cliente. A experiência é um fator de diferenciação fundamental para organizações que desejam superar a comoditização de produtos e serviços. Pagamentos rápidos e sem atrito melhoram a experiência do cliente e adicionam fidelidade ao relacionamento. A simplificação do processo de pagamentos ajudará a impulsionar o crescimento dos negócios em 2023 e para além.
- Com 85% de todas as contas mensais pagas digitalmente, precisão, velocidade e facilidade de uso são elementos críticos da experiência do usuário.
- Na verdade, 53% dos consumidores provavelmente mudariam para um provedor de serviços que oferecesse um processo de faturamento melhor.
- 47% dos millennials estariam dispostos a pagar uma taxa por uma experiência de cobrança sem atritos.
Uma má experiência do usuário tem custos comerciais tangíveis:
- As organizações podem perder até 5% de seus clientes devido a falhas ou atrasos nos pagamentos.
- Quase 20% dos consumidores abandonarão o carrinho se o processo de checkout for muito complicado.
3) Dados de pagamentos aprimoram os benefícios do FRAML
A convergência de fraude e prevenção à lavagem de dinheiro (FRAML, na sigla em inglês) está pronta para trazer maior foco nos dados de pagamentos em 2023. O compartilhamento de inteligência de pagamentos entre as funções de negócios fornece uma imagem mais completa do cliente para melhor avaliação de risco, integração mais rápida e compliance mais garantido. Vincular a funcionalidade de pagamentos com a estrutura FRAML de uma organização e os formatos de mensagem enriquecidos da ISO 20022 proporcionará eficiências ainda maiores.
- 38% das fraudes globais ocorrem em transações de pagamentos ou na distribuição de fundos.
- Enquanto o custo da fraude e do compliance de prevenção à lavagem de dinheiro (PLD) continua aumentando, cada US$ 1 de fraude custa US$ 3,75 aos comerciantes de varejo e e-commerce dos EUA.
Custos estimados de compliance contra crimes financeiros em instituições financeiras em todo o mundo:
- US$ 274,1 bilhões em 2023, acima dos US$ 213,9 bilhões em 2020.
- O aumento da regulamentação na Prevenção à Lavagem de Dinheiro é um dos principais contribuintes para esses custos.
- 80% dos bancos veem o FRAML como um passo fundamental para uma avaliação de risco do cliente mais forte, o que pode atenuar o custo crescente de fraude e do compliance de prevenção à lavagem de dinheiro.
4) A adoção de plataformas de pagamentos “end-to-end” faz progressos significativos
À medida que os softwares e serviços são cada vez mais incorporados às plataformas de pagamentos para fornecer um modelo mais completo, a fragmentação e a diversidade das plataformas de pagamentos continuarão a crescer. As organizações que adotam medidas para integrar suas plataformas de pagamentos, software e serviços para uma solução de ponta a ponta podem se beneficiar de um processamento de transações mais rápido, ganhos contínuos de produtividade, taxas mais baixas e uma melhor experiência geral do cliente.
- Até 72% do mundo têm uma infraestrutura de pagamentos em tempo real ativa ou prestes a acontecer.
- O número de pagamentos em tempo real feitos globalmente em 2021 chegou a US$ 118,3 bilhões.
- Consumidores e empresas economizaram US$ 46,6 bilhões com pagamentos em tempo real em 2021.
- Métodos alternativos de pagamento estão crescendo. Até 2025, espera-se que representem 25% das transações globais não monetárias.
5) Pagamentos com falhas continuam sendo uma das principais preocupações
Os estimados US$ 118,5 bilhões perdidos em pagamentos com falhas em todo o mundo em 2020 foram um alerta. Pagamentos malsucedidos afetam muito a economia global para serem deixados de lado como o “custo de fazer negócios”. De fato, eles representam um verdadeiro custo comercial – tanto em termos de receita perdida quanto de clientes perdidos. Reduzir os pagamentos com falhas é uma prioridade contínua para as organizações em 2023.
- Mais de 70% das organizações não estão satisfeitas com suas taxas de falha de pagamento.
- Com uma taxa média global de processamento direto (STP, de Straight-through Processing) de 26%, há espaço para melhorias.
- Quase ¼ dos atrasos ou falhas devem-se a problemas com o nome e endereço do beneficiário do banco.
- Na região Ásia-Pacífico, 60% das organizações relataram perda de clientes devido a falhas de pagamento.
- US$ 12 é a taxa média para cada pagamento rejeitado ou reparado.
- Com algumas organizações enviando mais de 1.000 pagamentos por minuto, mesmo um pequeno número de pagamentos com falhas aumenta rapidamente as taxas bancárias e o tempo gasto na identificação e correção de erros.