A Digimer, rede de revendas de produtos de informática que conta com 13 lojas em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, além de e-commerce, implantou o BIMachine, solução de Business Intelligence que atua no conceito de Self-Service BI. A ideia é contar com recursos adequados a suas demandas exatas para captação e análise de informações, bem como geração de relatórios, gráficos e outros demonstrativos que possibilitem insights para melhorar a tomada de decisão.
Conforme o gerente de TI da Digimer, Volmir Baez, a companhia buscou o BIMachine por necessidade de melhorar a gestão da rede, por meio de uma ferramenta que possibilitasse a análise proativa dos dados corporativos e de mercado, permitindo o desenho de estratégias assertivas para melhoria dos resultados de negócio.
A adoção do BI começou pela área de Compras da Digimer. “Começamos por este departamento para resolver problemas de ruptura no ciclo de vida das mercadorias. Nosso objetivo é que o setor se posicione à frente do mercado, atuando de forma proativa, de forma a antecipar demandas e gerar ofertas certeiras, que evitem a perda de vendas e, principalmente, possibilitem vender mais”, comenta Baez.
O gerente destaca que, apesar dos poucos meses de uso do BIMachine, a rede já vem percebendo ganhos de produtividade e redução no tempo de execução de tarefas relacionadas à análise de dados da área de Compras. “É cedo para mensurar tais ganhos, mas os percebemos e nosso foco é ampliar o conhecimento da solução para obter cada vez mais retorno estratégico, financeiro e de gestão”, ressalta o gestor.
Ainda não há uma data prevista para ampliação da implantação do BIMachine na Digimer, mas Baez já antecipa que a rede tem alto interesse na adoção da ferramenta para os departamentos Financeiro, Comercial, Contábil e de TI, entre outros. A rede Digimer emprega mais de 130 funcionários nas vendas diretas, loja virtual e televendas. O mix de produtos passa dos 6 mil itens.