Edit Content

Menu

shutterstock_425343091_SFIO-CRACHO

Arezzo&Co investe em novas tecnologias e automatiza processos no e-commerce

Arezzo&Co investe em novas tecnologias e automatiza processos no e-commerce

Para obter ainda mais agilidade e alta produtividade, a varejista apostou na integração de equipamentos de ponta no centro de distribuição de Cariacica – CD exclusivo para atender às demandas do e-commerce

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

No primeiro trimestre de 2019, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$ 17 bilhões, o que representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm*.

 

Seguindo essa tendência e o avanço do e-commerce no Brasil, a Arezzo&Co, a maior varejista de calçados femininos fashion da América Latina, teve um aumento de 22% no primeiro trimestre de 2019, em comparação a 2018. De olho no constante crescimento e aperfeiçoamento do negócio, a marca investiu em novas tecnologias para otimizar a logística da sua operação online, que hoje representa 10% do faturamento da empresa.

 

O foco é levar ainda mais automação ao centro de distribuição, localizado em Cariacica, no Espírito Santo, espaço dedicado exclusivamente aos processos logísticos do e-commerce. Para atuar na integração desse projeto de transformação tecnológica, a varejista contratou a expertise da Nap IT, consultora de redes corporativas e integração de soluções em TI, que também teve a missão de integrar tecnologias em um novo CD inaugurado pela Arezzo&Co em frente ao espaço já instalado. Os dois galpões deveriam atuar de forma única.

 

De acordo com o CEO, Rodrigo Alabarce, a Nap IT atuou com seu know-how e customização de infraestrutura para os dois centros de distribuição. “A Arezzo&Co também aplica o conceito de prateleira infinita, com a integração de estoque entre suas lojas físicas e virtual, quando o cliente não encontra o produto disponível na loja. Esse foi mais um motivo para a varejista potencializar a conectividade e garantir a produtividade das operações logísticas.”

 

Assessment – foco na melhor solução

 

O primeiro passo na consultoria realizada pela Nap IT foi a aplicação do Assessment, uma metodologia de mapeamento do ambiente de rede, que permite identificar os pontos de melhorias e propor a solução mais adequada às necessidades do cliente.

 

Com a avaliação in loco, o projeto focou na alta performance da rede sem fio, onde foram eliminadas questões como gaps de cobertura na rede, falta de visibilidade dos equipamentos e pontos de sombra, que bloqueiam a conexão dos Access Points. A Nap IT também considerou a integração de tecnologias para a redundância dos equipamentos de rede, garantindo a produtividade dos processos da Arezzo&Co.

 

A solução integrada contempla produtos da Cisco das famílias Catalyst 9300 e Catalyst 2960X para conectividade da rede LAN; e para rede WLAN, Access Points da família Aironet 1852, com antenas especificas para warehouse.

 

Agilidade, alto desempenho e produtividade

 

Em mais um projeto integrado na Arezzo&Co, a Nap IT atuou na configuração customizada dos equipamentos, para que operem em alto desempenho, com mais resiliência e na mitigação de falhas de conexão.

 

Com isso, o centro de distribuição, em Cariacica, teve ganhos significativos em agilidade e produtividade para a operação logística, como coleta de dados e separação de produtos. A customização de conectividade também permite aos colaboradores da Arezzo&Co, o monitoramento e gerenciamento completo dos equipamentos.

 

“O volume de vendas registrado pelo e-commerce demonstra que os consumidores estão se comportando de uma nova forma. E para estar sempre alinhado com os desejos de nossos clientes melhoramos nossas tecnologias, que são essenciais para um processo mais prático e ágil em nossos centros de distribuição”, enfatiza Pedro Correa de Souza, diretor de e-commerce da Arezzo&Co.