Edit Content

Menu

shutterstock_248776741_ESB-Professional

Instituto Pandavas promove a inclusão digital

Instituto Pandavas promove a inclusão digital

ONG localizada na área rural de Monteiro Lobato, SP, conta com a parceria da Hughes para fomentar a conectividade para cidadãos locais

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Instituto Pandavas, organização sem fins lucrativos localizada na área rural de Monteiro Lobato, SP, está ampliando a inclusão digital. A ONG contou com a parceria da Hughes para disponibilizar tecnologia de banda larga via satélite, com o objetivo de estimular o aprendizado de crianças e jovens alunos e propiciar o acesso ao saber, à pesquisa e ao conhecimento, pois muitos deles só possuem acesso à internet por meio do Instituto.

 

De acordo com Nilton Almeida Silva, coordenador e professor do Instituto Pandavas, o acesso à internet veio enriquecer de maneira significativa a abordagem de ensino. “Hoje contamos com internet confiável, o que permite que a administração da entidade seja feita de forma mais ágil e segura. Além disso, o principal benefício com a adoção da internet de banda larga via satélite foi trazer uma nova e potente ferramenta que estimula a criatividade e a busca da autonomia, dois alicerces do método aqui praticado”, conta Silva.

 

“Antes da HughesNet, tentamos diversas soluções para oferecer internet a nossos alunos e para ter mais eficiência nos serviços administrativos. Sempre enfrentamos problemas de mau funcionamento, tais como: lentidão, intermitência ou total ausência do sinal; dificuldade na manutenção; e demora para resolver demandas”, completa.

 

“A possibilidade de acesso veio potencializar a educação diferenciada e humanizada que já praticávamos, privilegiando a autonomia, o respeito pelo outro e a senso de responsabilidade pelo coletivo. É importante salientar que poucas empresas privilegiam as comunidades mais remotas e com maiores dificuldades de acesso ao mundo digital”, conclui Silva.

 

O Instituto Pandavas tem também uma forte atuação na educação ambiental, recebendo escolas para participarem de suas várias atividades, como o Projeto Trilha, que aborda, entre outros temas, a importância da preservação das nascentes, a valorização da vegetação nativa e o ser humano como parte do Meio Ambiente. Desenvolve também o Projeto 3Rs, que aborda possibilidades de redução de lixo, mostrando técnicas de reutilização e reciclagem dos materiais.

 

Além da educação formal, o Instituto Pandavas promove seminários pedagógicos para a formação de educadores, projetos de alfabetização de jovens e adultos e oficinas profissionalizantes para adolescentes: Artesanato, Capoeira, Cerâmica, Dança Circular e Folclórica, Coral, Desenho Artístico, Flauta, Mosaico, Papel Artesanal, Teatro, Violão, Marcenaria, Horta Orgânica, Culinária, entre outros. Mantém um Museu de História Natural, construído segundo os princípios da arquitetura orgânica, e atua em projetos da comunidade, enfatizando atividades que ampliem seu universo cultural.