31 de Maiol | Inscreva-se!

Decision Report - Página inicial

   
| Assinaturas  |  Publicidade  |  Newsletter  |
|  Contato |   Busca: 
 |
Panorama Finanças Governo Saúde Serviços Indústria Varejo
Mercado
Pesquisa
Fusões
Cases
Carreira
Segurança
Comentário
Risk Report
Executive Report


Security Leaders no WTC. Participe!

PROOF




Você está em: Home - Panorama - Mercado -

Primeiras antenas de IoT são instaladas no Brasil

Decision Report     20/04/2017

A Samsung disponibiliza às comunidades de estudantes, professores e empreendedores uma infraestrutura que permite a coleta de dados por dispositivos simples e de baixo custo por meio de sensores. A tecnologia se deu por conta de uma parceria com a Sigfox, empresa global de conectividade, com a instalação de duas antenas totalmente dedicadas a aplicações de IoT (Internet das Coisas) para fins de pesquisa e desenvolvimento (P&D). As antenas foram instaladas nas unidades do Ocean na USP e na UEA (AM) e os dados obtidos por elas são transmitidos para a nuvem, onde são armazenados e processados segundo cada necessidade.

A parceria também envolve a WND, empresa responsável pela instalação da infraestrutura de rede e exploração comercial da rede na América Latina. A grande vantagem dessa tecnologia de transmissão LPWA (Low Power Wide Area) é requerer baixo consumo de energia, diferentemente de tecnologias de conexão móveis, como Wi-Fi, 3G ou 4G, sendo muito adequada para aplicação de soluções em "cidades inteligentes".

As novas antenas são as únicas usadas exclusivamente para fins de P&D no Brasil, permitindo a criação de novas soluções e serviços, utilizando dispositivos de baixo custo e consumo de energia. Os equipamentos também estão enriquecendo os estudos a respeito de IoT, bem como viabilizando novos projetos com parceiros da comunidade acadêmica, startups e grandes empresas.

As possibilidades que o projeto oferece, por meio de antenas de transmissão, incluem desde soluções de eficiência energética utilizando sensores de temperatura, luminosidade e presença até soluções de saúde que se valem de sensores de movimento, localização ou sinais vitais. O alcance dessas antenas pode chegar a 50 quilômetros em áreas rurais e a 10 quilômetros em áreas urbanas.

"O Samsung Ocean irá atuar como um catalizador de parcerias e proverá aos projetos toda a infraestrutura e dispositivos para teste. Esta infraestrutura instalada nos campus universitários da USP e UEA é a primeira com o objetivo de desenvolver novas soluções e serviços relacionados à IoT, em um modelo de parceria", afirma Guilherme Selber, gerente de Inovação da Samsung América Latina.

Enviar por e-mail   |   Imprimir texto

Mercado - 28/04/2017
Senior Solution anuncia migração para o Novo Mercado

Mercado - 28/04/2017
Seja inteligente com a AI

Mercado - 28/04/2017
NCR registra faturamento de US$ 1,48 bilhão

Mercado - 28/04/2017
Os desafios da inteligência artificial

Mercado - 28/04/2017
Quanto o BYOD custa para as empresas?

Mercado - 27/04/2017
78% dos executivos de TI temem a concorrência

Mercado - 27/04/2017
Líderes precisam se envolver mais na transformação digital

Mercado - 27/04/2017
Red Hat nomeia novo VP executivo e CFO

Mercado - 26/04/2017
TOTVS investe R$ 20 milhões em nova solução de RH

Mercado - 26/04/2017
Blockchain: já é uma realidade?



Os CEOs e a inovação
*Por Orlando Cintra

Orlando Cintra, da SAP Brasil, fala como a transformação digital é um tema de interesse, investimento e grande preocupação dos executivos. Quem, de fato, faz a ideia disruptiva acontecer dentro da organização?


Copyright © 2015 Decision Report       Todos os direitos reservados.       É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.