Inscreva-se!

Decision Report - Página inicial

   
| Assinaturas  |  Publicidade  |  Newsletter  |
|  Contato |   Busca: 
 |
Panorama Finanças Governo Saúde Serviços Indústria Varejo
Mercado
Pesquisa
Fusões
Cases
Carreira
Segurança
Comentário
Risk Report
Executive Report


SECURITY LEADERS

PROOF




Você está em: Home - Comentário

Os CEOs e a inovação

*Por Orlando Cintra     30/11/2016

Recentemente, tive o privilégio de fazer uma viagem com um grupo de mais de 50 CEOs e importantes executivos dos mais variados segmentos de mercado. Além de muito divertida e agradável, fiquei muito intrigado sobre como, na prática, a Transformação Digital é um tema de interesse, investimento e grande preocupação destes executivos.

Algumas constatações:

Independente do segmento (financeiro, varejo, private equity, manufatura), e do tamanho do negócio (grandes, médias ou pequenas empresas), a grande maioria dos executivos possui a CERTEZA de que seu negócio não será o mesmo daqui a 3 anos;

Todos, sem exceção, entendem a Transformação Digital como uma oportunidade. Mas, claramente, a urgência de uma ação para transformar seu negócio está na AMEAÇA da competição de empresas mais inovadoras e startups;

Uma minoria possui planos claros, ou times de inovação estruturados. Se, hoje, uma empresa concorrente criasse um modelo disruptivo, muitos não teriam como agir nos próximos 6 a 12 meses;

Grande parte dos executivos entendem que a ajuda para desafiar o “status quo” e instilar inovação deve vir de fora dos limites da empresa, principalmente através de contatos com inovações através de design thinking e protótipos;

O que mais me chamou a atenção foi que a grande maioria dos executivos discutem muito bem o tema de Inovação e conhecem bastante do mercado. Alguns possuem algumas ideias interessantes de como inovar em seus segmentos e onde estão os ganhos de produtividade ou experiência do cliente. Mas, quando saímos do campo das ideias para a prática, a execução é uma parte da equação ainda não resolvida. Quem, afinal, faz a “ideia disruptiva” acontecer de fato na empresa torna o sonho em realidade. Neste ponto, a grande maioria dos executivos tem um “veja bem”...

Claramente, o futuro segue nesta linha. Talvez (e eu particularmente acredito nisto), a inovação e modelos disruptivos sejam “profecias auto-realizáveis”: você se empenha em uma boa ideia (que provavelmente virá de dezenas de pessoas pensando de forma conjunta e concentrada dentro da sua empresa), testa esta ideia em pequena escala, coleciona alguns fracassos quando finalmente acerta um modelo que “parece dar certo”.

Este modelo começa a escalar, é aperfeiçoado, quando “estoura” e tem que ser escalado rapidamente devido à demanda que o mesmo gera. É quando o seu concorrente começa a copiar sua ideia, e você precisa estar com outras inovações “no forno” para se manter à frente do mercado.

Executar a Inovação – transformá-la em realidade - talvez seja a maior dificuldade que os executivos vivenciam hoje em suas empresas. Muitos, de forma velada ou até com algum desconhecimento.

Já sabemos que no futuro próximo teremos automóveis “self driven”, casas totalmente automatizadas e com comandos de voz, roupas sensorizadas que permitem desde uma melhor prática de esportes até melhorar sua segurança com monitoração proativa, aplicativos de realidade aumentada à la “Pokemon GO”, entre outras inovações que já estão sendo “executadas”.

Dado que isto “está escrito”, como estas inovações vão afetar o seu negócio? Que sinergias as mesmas podem gerar na sua cadeia de valor, nos seus clientes e parceiros?

Se tudo ficar muito complicado e difícil, observe seus filhos ou netos. A maneira pela qual eles se relacionam com tecnologia e consomem os bens atuais dá muitas dicas sobre o que está por vir. Não daqui a 3 anos, mas talvez em questão de meses.

*Orlando Cintra é vice-presidente de Tecnologia e Inovação da SAP Brasil

Enviar por e-mail   |   Imprimir texto

Mercado - 27/03/2017
Seal Telecom cresce 40% em 2016

Mercado - 27/03/2017
Venda de celulares no Brasil deve crescer 1,6% em 2017

Mercado - 27/03/2017
Nastek adota soluções digitais para IoT

Mercado - 27/03/2017
Wittel investe em inovação e transformação digital

Mercado - 27/03/2017
Datalogic consolida vendas no Brasil

Mercado - 24/03/2017
Compra da Mobileye pela Intel impulsiona investimentos

Mercado - 24/03/2017
Ativas inicia nova fase de expansão

Mercado - 24/03/2017
Software AG firma parceria com Google Cloud

Mercado - 23/03/2017
O papel do monitoramento na estratégia de Cloud

Mercado - 23/03/2017
Máxima Sistemas investe em automação de vendas



Os CEOs e a inovação
*Por Orlando Cintra

Orlando Cintra, da SAP Brasil, fala como a transformação digital é um tema de interesse, investimento e grande preocupação dos executivos. Quem, de fato, faz a ideia disruptiva acontecer dentro da organização?


Copyright © 2015 Decision Report       Todos os direitos reservados.       É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site.