Edit Content

Menu

Águas de São Pedro investe em TI para Saúde

Águas de São Pedro investe em TI para Saúde

Iniciativa pretende melhorar a qualidade dos serviços em UBS, a eficiência dos processos assistenciais e aumentar a segurança dos pacientes no município

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Águas de São Pedro, município no interior do estado de São Paulo, contará com tecnologia de ponta em seus serviços de assistência à saúde. A Unidade Básica de Saúde (UBS) foi informatizada para receber uma inovadora plataforma tecnológica que promoverá melhorias à assistência clínica e os processos administrativos.

A iniciativa é uma importante etapa do projeto “Águas de São Pedro – Cidade Digital e Inteligente”, liderado pela Tacira, empresa do promissor mercado de cidades inteligentes. Para a realização desta etapa, a Tacira contou com a parceria da empresa everis, do Grupo NTT DATA, que atua no setor de saúde há mais de 15 anos.

“Este projeto terá início com o desenvolvimento de um cadastro qualificado dos moradores de Águas de São Pedro e, além da importância específica no segmento da saúde, tem a missão de integrar todas as informações na plataforma de gestão de informação para cidades. Isso é de grande importância para a maturidade do segmento de Smart Cities e para a Tacira, que defende o conceito da visão holística para melhoria da gestão e otimização de custos”, declara Katia Galvane, diretora da Tacira responsável pela área de estratégia e comercial da empresa.

Um dos pilares desta melhoria da assistência à saúde para o cidadão é a criação da ‘História Clínica Eletrônica’, que possibilitará a adequada identificação dos pacientes e o armazenamento de todo histórico clínico e prontuário eletrônico em nuvem. O projeto também prevê o processo de agendamento das consultas, ficha de anamnese, formulários de atendimento, receituário de medicamentos e exames, além da continuidade assistencial por meio da estação clínica a ser utilizada pelos médicos da UBS. E, no futuro, pretende estender o processo de informatização, por meio do sistema ehCOS Clinic, ao pronto atendimento da cidade.

Para garantir a agilidade da implantação, a everis forneceu oito computadores que serão utilizados na UBS pelos profissionais clínicos, até que a cidade possa adquirir os equipamentos para este fim. Segundo, Raphael Saueia Bueno, executivo que lidera o atendimento às empresas do setor de saúde da everis no Brasil, “com a digitalização dos processos, é possível proporcionar melhoria significativa na eficiência do modelo de rede de saúde da região. A implementação desta tecnologia permitirá que a UBS de Águas de São Pedro tenha, em tempo real, acesso a toda informação clínica do paciente registrada, o que reduz significativamente a possibilidade de erros de informação e, também, os custos assistenciais”.

Um evento realizado no município, em dezembro de 2016, formalizou a entrega da plataforma e contou com a presença do prefeito eleito Paulo Sérgio Barboza de Lima, e de seu vice Dr. Celso Henrique de Azevedo Marques, que por ser médico conhece as necessidades e a importância dos avanços neste tema. Na ocasião, o Dr. Celso afirmou que a expectativa com a implantação deste projeto é melhorar a qualidade de vida dos habitantes de Águas de São Pedro, tendo a tecnologia como um importante legado. O início deste projeto se deu na gestão anterior, do prefeito Paulo Ronan, que permitiu e incentivou todo este processo de transformação.

De acordo com secretário de Saúde, João Victor Barboza, o treinamento dos profissionais que irão utilizar o sistema teve início em 30 de janeiro. “A implantação desta tecnologia da everis, em parceria com a Tacira, será de forma escalonada, mas a previsão é de que o sistema esteja completamente instalado em nossa UBS no máximo em 2 meses”, complementou.